Nesta edição da seção Arquivo, uma propaganda da Viação Cometa publicada na Revista Manchete do ano de 1984.
FOTO:Divilgação
Era apresentado o Flecha Azul, ônibus fabricado em alumínio pela CMA – Companhia Manufatureira Auxiliar.
A CMA era uma fabricante de carrocerias de alumínio de propriedade da Cometa, cuja produção era voltada para atender à demanda de renovação de frota da própria empresa.
Durante as décadas de 1970 e 1960, a Viação Cometa foi cl da liente fieencarroçadora Ciferal, a qual produziu vários modelos de carroceria que fizeram grande sucesso na Viação Cometa. Entre elas, os modelos Papo Amarelo , Flecha de Prata e Jumbo (B, C e G), além do Turbo Jumbo.
A parceria com a Ciferal acompanhou outro grande vínculo da Viação Cometa nesta mesma época. As carrocerias produzidas pela Ciferal eram encarroçadas em chassis Scania.
Para coroar a parceria, em 1972 era apresentado no Salão do Automóvel o ônibus Ciferal Dinossauro, encarroçado sobre chassi Scania BR115 totalmente produzido no Brasil. Em 1976, os novos Dinossauros vinham com o recém lançado chassi Scania BR116 e contavam com algumas alterações estéticas, como para-choques de fibra de vidro ao invés de alumínio e também com o abandono do vidro de vigia traseiro.
Em 1979, uma nova legislação ampliou o tamanho máximo permitido para veículos de passageiro a até 13,2 metros. A partir de então, surgiu o Ciferal Dinossauro II, modelo que contava com seis janelas laterais e aproveitava seu maior comprimento a fim de maximizar a capacidade de carga, aumentando o número de poltronas no interior da carroceria.
No entanto, no início dos anos 80 a Ciferal passou a enfrentar dificuldades financeiras, vindo a entrar em concordata e encerrar suas atividades no ano de 1982.
A fim de buscar um novo meio de produzir seus ônibus, a Cometa fundava a sua própria encarroçadora, então chamada CMA. A CMA criou o seu próprio modelo de ônibus inspirado nas linhas do Ciferal Dinossauro, porém aperfeiçoando vários aspectos internos e externos da carroceria, como os bancos de couro legítimo que já estiveram presentes na primeira geração do Flecha Azul, conforme mostra a propaganda desta edição, que divulgava o início das operações do Flecha Azul na linha que ligava São Paulo a Curitiba, com o título “uma nova dimensão para sua viagem“.
“Tudo azul na linha Curitiba-São Paulo-Curitiba. Já existe o Flecha Azul, da Cometa. Uma nova dimensão de conforto. O único com poltronas em couro legítimo, o que garante uma viagem muito mais agradável e higiênica. Janelas panorâmicas individuais. Suspensão a ar integral, totalmente independente e flutuante, eliminando vibrações. Motor Scania Turbo, o mais possante, proporcionando uma velocidade constante, suave. E no comando do Flecha Azul, um especialista por vocação: o motorista da Cometa.”
A propaganda é finalizada com o slogan “Flecha Azul, tudo azul na sua viagem“.
A partir de então a Cometa seguiu fabricando seus próprios ônibus de alumínio e chassi Scania, aplicando sobre os modelos várias atualizações. A última geração do Flecha Azul foi a atualização número VIII, produzida em 1999.
Em 2000 foi lançado o modelo CMA-Cometa, apelidado de “Estrelão”, mais moderno e com o motor eletrônico do chassi Scania K124, porém ainda inspirado nas linhas do clássico Flecha Azul.
Em 2001, com a compra da Cometa pelo grupo JCA, a empresa deixou de fabricar seus próprios ônibus e a CMA, que não foi incluída na compra, passou a apenas fabricar peças de reposição até o seu encerramento definitivo. No mesmo ano, a Cometa passaria a adquirir ônibus com carrocerias Marcopolo e, após quase 40 anos de parceria com a Scania, passou a receber também ônibus com chassis Mercedes-Benz e Volvo.
FONTE:BLOG ÔNIBUS BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário