FOTO:PEDRO HENRIQUE
FONTE:G1 SÃO PAULO E PORTAL ÔNIBUS PARAIBANOS
Os passageiros dizem que preferem o elétrico, mesmo com alguns problemas, como a falta de energia ou demora entre veículos. Os pontos a favor são a maior duração da frota e os veículos mais silenciosos e que não poluem o ar. Quanto aos pontos negativos, eles custam o dobro de um ônibus a diesel, e a rede elétrica é cara e precisa de manutenção.
Para Ivan Metran Whately, diretor do Instituto de Engenharia, o trólebus vale a pena. “Já que estamos numa fase em que vamos implantar uma rede de mais 150 km de corredores, eu sugiro que seja adotada uma tecnologia tipo trólebus para que a gente tenha uma energia limpa, não tenha ruído, emissões de gases, enfim, ter um transporte condizente com a qualidade de vida que o paulistano quer ter”, diz.
Trolebus em BH |
Por enquanto, a balança parece não pender para nenhum dos lados. Não há planos de ampliar, nem de acabar com os trólebus. Por mais um tempo, eles ainda vão circular por aí.
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