segunda-feira, 17 de março de 2014

EXCELENTE:Ônibus anfíbio é atração no Rio de Janeiro

É sobre um chassi Mercedes Benz 1113, de 1972, que turistas no Rio de Janeiro podem passear por terra e por água sem a necessidade de sair do veículo.






FOTO: Divulgação Duck Tour Brasil.
FONTE:BLOG ÔNIBUS BRASIL



O ônibus anfíbio inicia seu itinerário, ainda em terra firme, no bairro da Urca, em frente ao acesso para o “bondinho do Pão de Açúcar”, segue pelo Aterro no Flamengo e na Marina da Glória entre nas águas em direção à Baía de Guanabara.

O passeio de cerca de 1h30 custa R$ 100 e há desconto de 50% para crianças até 10 anos de idade e idosos com 65 anos ou mais.


 
Apelidado de “Duck Copacabana” é o primeiro ônibus deste tipo da empresa Duck Tour Brasil. A ideia é dos empresários Marcelo Almeida, Paulo Vasconcellos e Lucas Tolledo.

Em terra, o veículo, um ônibus convencional, pode ser dirigido por um motorista com Carteira Nacional de Habilitação Carteira D. Nas águas deve ser comandado por um marinheiro.

O motor é de 6 cilindros, teve a potência ajustada para 180 cavalos e a é tração integral. O ônibus anfíbio tem um leme de acionamento eletro-hidráulico sendo operado com o uso de uma espécie de joystick.



O motor fica numa área totalmente protegida da água e há um sistema de vídeo para o monitoramento do espaço, para detectar eventuais infiltrações.

A empresa afirma que os lubrificantes e graxas não são tóxicas e não causam danos ambientais na água.
A utilização de veículos anfíbios hoje tem grande escala para turismo em todo o mundo, mas a ideia nasceu durante a Segunda Guerra Mundial para usos militares.



A empresa explica em sua página na internet que “o exército norte americano precisou criar um caminhão anfíbio com capacidade de navegar e descer de navios em direção às praias para transportar equipamentos militares. Assim foi criado o DUKW (D = Ano 1942, U = Utilitário, K = veículo sobre rodas, W = tração nos eixos traseiros) a partir do chassi do caminhão GMC COE. Logo após a guerra, empresas de turismo adaptaram-no para lazer e o DUKW ganhou o apelido de DUCK, ou seja, em português, pato.”

O site da empresa é:http://www.ducktourbrasil.com.br/

 Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário