FOTO:DIVULGAÇÃO
FONTE:BLOG ÔNIBUS BRASIL
Disponível desde junho de 2011, mas ainda pouco divulgada, a função de busca a partir de imagens permite que o sistema de busca do Google trabalhe para encontrar imagens semelhantes à que você submete para pesquisa. Caso uma foto sua tenha sido publicada em outros locais indexados pelo buscador, você descobrirá em poucos segundos e sem nenhum esforço em quais endereços a mesma foto foi publicada.
Para quem lida com fotos de ônibus, o recurso é muito válido para diversas finalidades. Ao se fotografar um ônibus de empresa desconhecida, pode ser muito mais fácil encontrar informações sobre a empresa fazendo uma busca por meio da foto do que simplesmente escrevendo o nome da empresa no campo de texto. Ao submeter uma foto, você pode também acrescentar informações textuais que ajudarão a refinar os resultados da busca. Desta maneira, ao invés de prover um argumento simplesmente textual para a busca, você proporcionará um leque muito maior de opções para que o buscador associe as cores e formas da identidade visual do ônibus a imagens desta mesma empresa já publicadas na Internet.
Embora com menor precisão, a ferramenta de pesquisa a partir de imagens pode ajudar até mesmo a reconhecer modelos de ônibus desconhecidos. Pesquisando a partir de uma foto, o Google poderá localizar outras fotos do mesmo modelo de carroceria. Por consequência, nos sites em que as fotos foram publicadas poderão existir informações textuais sobre o modelo em questão.
Desde o final de 2011 o Ônibus Brasil utiliza a busca a partir de imagens para averiguar fotos suspeitas de violação de direitos autorais. A precisão de busca da ferramenta é excelente, principalmente quando se tratam de imagens iguais que foram copiadas de outros locais. Da mesma maneira, as fotos publicadas no Ônibus Brasil estão disponíveis para indexação pelo Google, permitindo que autores localizem por meio da busca fotos que tenham sido copiadas por terceiros e publicadas no Ônibus Brasil.
A deficiência da busca a partir de imagens fica por conta da utilização de sites e redes sociais fechados, que não disponibilizam seus dados para rastreamento pelo Google, como o Facebook e várias outras redes. Neste caso, quem copia e utiliza fotos de terceiros indevidamente é agraciado pela ausência de mecanismos capazes de realizar a busca por fotos iguais.
Fotos originais publicadas no Facebook, Orkut ou Google+ podem ser copiadas por terceiros e publicadas na Web sem deixar qualquer rastro na busca, facilitando a sua utilização indevida. Por outro lado, sites e blogs indexados pelo Google acabam criando uma rede de rastreamento do conteúdo publicado, o que favorece os fotógrafos, que podem ser facilmente encontrados por meio da busca quando se suspeita de uma possível utilização por terceiros do seu material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário