FOTOS:FÁBIO ALCÂNTARA /HENRIQUE BARRETO /RENATO MARINHO
FONTE:CLICK PB
Diariamente, este contingente corresponde a, aproximadamente, 300 mil usuários que, em sua maioria, desconhecem o modo de organização deste sistema que promove a acessibilidade da população aos mais diferentes pontos da capital paraibana. A codificação das linhas de ônibus, através do uso de números, por exemplo, é um detalhe que faz a maior diferença no deslocamento diário dos passageiros.
De acordo com a Gerente da Divisão de Transportes Coletivos da STTrans, Ângela Monteiro, a representação numérica das rotas pelas quais circulam os ônibus urbanos é uma convenção adotada há mais de 20 anos, quando o sistema atual foi planejado e está relacionada aos sete principais corredores da cidade. Estes itinerários estão identificados pela seguinte numeração:
0 – "Roger"
1 – “Cruz das Armas-Vasco da Gama (Jaguaribe)”;
2 – “02 de Fevereiro-Cristo-Rangel-Vasco da Gama (Jaguaribe)”;
3 – “Av. PedroII”;
4 – “Av. Beira Rio”;
5 – “Av. Epitácio Pessoa”;
6 – “Av. Tancredo Neves-Praias”;
7 – “Acesso Oeste (Alto do Mateus)”.
Assim, é através da combinação destes algarismos que se obtém a identificação dos trajetos, além da indicação das denominações nos letreiros frontais do ônibus. “Conhecendo o sistema, fica fácil para o passageiro tomar a condução de um modo adequado. O importante para ele é estar atento aos dois primeiros números do código. Por exemplo: se ele souber que “1” equivale ao corredor de Cruz das Armas e “5” à avenida Epitácio Pessoa, ele vai ter menos chances de errar ao pegar a linha Circular “1500”, explicou Ângela Monteiro.
As linhas radiais estão representadas por três números e, geralmente, só passam por um corredor. Por exemplo: na linha 510 “Tambaú via Tamandaré”, o uso do algarismo “5” no início do código quer dizer que o veículo passa pelo corredor “Epitácio Pessoa”, o mais movimentado da cidade com 32 linhas circulando diariamente. Já as linhas circulares são identificadas por quatro números e atendem a diversos corredores. O percurso mais longo é feito pelos ônibus circulares 1500 e 5100, que percorrem 50Km, numa viagem que dura, em média, 110 minutos.
Terminal de Integração do Varadouro |
Existem ainda as linhas opcionais que têm veículos com ar condicionado e poltronas mais confortáveis, e as diametrais, cujo trajeto é feito por vias que passam por fora da cidade como a “1001 – Bairro das Indústrias-Mandacarú”. Com a criação do Terminal de Integração, a locomoção dos pessoenses foi facilitada, ainda mais, já que
60 linhas de localidades diversas trafegam todos os dias pelo local, beneficiando quem tem que ir a pontos distantes com a utilização de mais de um ônibus, com o pagamento de apenas uma passagem.
Bilhetagem e Acessibilidade
A Gerente da Divisão de Transportes Coletivos da STTrans, Ângela Monteiro, estima que com a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica o serviço prestado pelos ônibus urbanos se tornará, ainda mais, eficiente. “Acredito que o sistema poderá melhorar muito já que nós poderemos compreender melhor as necessidades da população, pois atualmente para descobrir o processo de locomoção do usuário precisamos fazer pesquisas nas ruas. Com a bilhetagem isso será agilizado já que teremos condições de observar, automaticamente, para onde as pessoas estão se deslocando. Alguns itinerários poderão ser modificados em atenção a estes interesses, inclusive”, afirmou ela.
Outra importante vantagem que a bilhetagem eletrônica trará ao sistema, segundo Ângela Monteiro, será o controle do acesso às gratuidades aos que realmente têm o direito assegurado por lei. No caso da meia-passagem dos estudantes, por exemplo, do montante dos mais de oito milhões de passageiros que utilizaram o ônibus em março de 2006, 43% utilizaram o passe estudantil, quase metade dos usuários. De acordo com Ângela, este número pode não corresponder a realidade como foi constatado no sistema de transportes coletivos de Recife, cujo total de usuários antes da bilhetagem apresentava uma parcela média de 36% de estudantes, o que caiu para 15% após a implantação do novo método.
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