segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ESPECIAL:Mobilidade Urbana "Santa Rita"

Nesse especial do Blog Polemica Bus iremos abordar o tema bastante delicado atualmente na cidade de Santa Rita que e a atual situação do transporte público e as soluções de mobilidade urbana que podem ser aplicadas tanto a curto,medio e longo prazo vejam esse especial.


FOTOS:FÁBIO ALCANTARA/MARCOS FILHO/ALEXSANDER CORREIA

Para quem anda de ônibus,sente na pele diariamente a falta de infra-estrutura quando a total desorganização do sistema de transporte publico em relação a João Pessoa agravado pela concorrencia desleal do transporte clandestino e ainda agravado pelo descaso do poder publico municipal nas últimas décadas fazendo que algumas empresas da cidade praticamente falirem como foi o caso da TRANSURBANA em 2004 e a Rodoviária Santa Rita abrisse mão da linha "TIBIRI - PLANALTO" em 2007 por falta de passageiros ficando inviavel para a empresa e outras que ainda resistem enfrentam dificuldades financeiras com o sucateamento de suas frotas em quase sua totalidade resultado atrasos constates,quebradeiras e muitas reclamações.





Vejam a soluções para a mobilidade urbana no perimetro urbano da cidade de Santa Rita,Veja Logo abaixo as sugestões para melhorar o transito e o transporte publico urbano e rural.



1º-Para começar seria a criação da

SUPERINTENDÊNCIA EXERCUTIVA DE TRANSITO E MOBILIDADE URBANA

- SETRANSMOB-

Que seria vinculada a secretaria de infra estrutura e transportes de Santa Rita.

OBS:Nos moldes da SEMOB de JP

2º Criação de vias paralelas para desafogar o transito do centro de Santa Rita da Avenida Flavio Ribeiro Coutinho e das Ruas Siqueira Campos ,Juarez Távora e São João.


3º Criação de Binários por exemplo:

    

Binário do Castanheiro –Consiste em uma construção de uma  ponte sobre o Rio Preto partindo da comunidade do Castanheiro em Várzea nova em direção ao centro de Santa Rita saindo por trás da fabrica da Cincera.

     

Binário do Tibiri Fabrica – Consiste em asfaltar a via paralela a Rua Santos Dumont fazendo que os veículos que vem em direção ao centro transitem em mão única,e a Rua D.Pedro I no sentido Bairro .



Anel Viário do Heitel Santiago –Consiste em asfaltar a Rua Snr. Rosa de Queiroz e Rua Luis Alves Bezerra fazendo que os veículos transitem em mão única sentido (Final Do Heitel)saindo pela Rua Heitor Santiago Pegando a Av. Anmeres Guedes Santiago(Principal Do Heitel) seguindo no sentido TIBIRI.                                                                                                                

                                                                                                                                                                                        

Binario do Tibiri II - Consiste em construir uma via de acesso paralela começando por trás do Carrefour em mão única em terminando na entrada do Conj. Marcos Moura deixando a Av.Ind Arnobio Maroja  até a praça dos chafariz no sentido Santa Rita/ João Pessoa podendo utilizar a Rua Vidal de Negreiros para que vem da Av.Guarabira saindo ao lado da Fabrica da Movelar  já as margens da Br 230.





4º A Criação do Sistema de bilhetegem eletrônica o INTEGRA SANTA RITA

Esse sistema já e adotado na grande JP pelas empresas de ônibus e utilizado no sistema de transporte coletivo em João Pessoa e Campina Grande.


Isso seria de suma importância a adoção desse sistema já que a população que ainda usa o pré histórico VALE-TRANSPORTE para se deslocar.





5º Uma criação do SIT SISTEMA DE INTEGRAÇÃO TRANSRADIAL - que seria parecido com a de Recife mas que a diferencial que esse sistema se estenderia também para a zona rural  que seria dividido em 4 sistemas de integração ou seja Urbano,Rural,Inter terminal e Intermunicipal.Veja abaixo:





SIT - INTERURBANO

Deslocamento a curta distancia

















201 – Marcos Moura / Via Várzea Nova

202 – Heitel  / Via Várzea Nova

203 – Boa Vista

101 – Marcos Moura / Via Texeirão

102 – Tibiri / Via Texeirão

103 – Heitel / Via Texeirão

104 -  Plano de Vida

402 -- Tibiri – Planalto

403 -- Marcos Moura / Via Planalto

404 – J.Paulo XII

405 – J.Planalto/A.dos Eucaliptos                                                            




SIT INTER RURAL 

Deslocamento para a Zona Rural.

 


















301 – Livramento 

302 – Forte Velho

303 – Lerolândia

304 – Bebelândia

400 – Odilândia

401-- Odilândia  / Via Planalto

001 – Usina São João

002 -- Usina Santana

003 -- Cicerolândia

004 -- Cicerolândia  / Faz. Mamuaba

005 -- São Gonçalo (Patrocínio)

006 -- Forte Velho / Sto. Estivas do Geraldo

007 -- Destilaria Miriri

008 -- Água Mineral / Sítio Novo

009 – Japungu




SIT - INTER CIRCULAR
                                    

Deslocamento circular



















FOTO:MARCOS FILHO

3100 – Radial “Forte Velho / Odilandia”

4200 – Circular “Sentido Ida Bairro Popular – Volta Várzea Nova”

2400 – Circular “Sentido Ida Várzea Nova – Volta Bairro Popular”

1400 – Circular “ Sentido Ida Texeirão – Volta Bairro Popular”

4100 – Circular “Sentido Ida Bairro Popular – Volta Texeirão

                                                                                                                         


SIT - METROPOLITANO




Todas a linhas que operam da cidade de Santa Rita para João Pessoa ou adjacentes podendo fazer integração com o sistema.






Veja os tipos de Sistemas de integração:




Obs :Nº 1 Pelo espaço geográfico do centro de Santa Rita e adjacentes fica impossível utilizar os BRT,S Biarticulados para fazer o seu trajeto em alguns pontos por terem ruas extremamente estreitas só sendo possível utilizar os BRT, Articulados  ou ônibus convencionais no sistema.



SIT – INTER URBANO

SIT – INTER RURAL







 OBS: Nº2  Sendo possível a utilização dos BRT,S Biarticulados nos respectivos sistemas.



SIT – INTER CIRCULAR

SIT – METROPOLITANO





         

              

                                             Corredores Principais


           

 CORREDOR  0 – Transporte Rural  -  Usinas – Compreende as linhas que não trafegam em um corredor especifico geralmente essas linhas fazem a integração com o sistema “SIT” para se deslocar para o centro de Santa Rita.

       



 CORREDOR  1 – Texeirão / Fórum – Compreende todas as linhas que transitam pela principal do fórum.



 CORREDOR  2 – Rua da Alegria / Várzea Nova- Compreende todas as linhas que transitam pela rua da alegria localizado no bairro de Várzea Nova.



CORREDOR 3 – Br 101 –Compreende todas as linhas que transitam pela BR-101.



CORREDOR 4 – Br 230 – Compreende todas as linhas que transitam pela BR – 230.






                                     TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO       



Sobre os a localizações dos terminais de integração eles ficariam localizados em 3 pontos estrategicos da cidade de santa rita afim de facilitar a integração tanto para quem mora na zona rural quando dos usuarios de transporte coletivo urbano,vejam abaixo em quais localidades.

1-Terminal Centro - Atual Rodoviária 
2-Terminal Sul - Plano de Vida "Etapa III"/Tibiri II

3 - Terminal Norte - Bebelandia 




                                   Principais Vantagens

Com o sistema SIT a população teria uma qualidade no transporte público bastante significativo tanto na zona urbana quando na zona rural.

Esse Sistema seria bastante semelhante ao SEI de Recife um sistema que deu bastante certo por lá e com certerza daria bastante certo por aqui.

Veja a Materia do Portal Ônibus Paraibanos falando sobre o Sistema SEI e compare..

LINK:http://www.onibusparaibanos.com/2012/11/joao-pessoa-e-recife-cidades-tao_11.html 


Nenhum comentário:

Postar um comentário