FOTOS:FÁBIO ALCANTARA/MARCOS FILHO/ALEXSANDER CORREIA
Para quem anda de ônibus,sente na pele diariamente a falta de infra-estrutura quando a total desorganização do sistema de transporte publico em relação a João Pessoa agravado pela concorrencia desleal do transporte clandestino e ainda agravado pelo descaso do poder publico municipal nas últimas décadas fazendo que algumas empresas da cidade praticamente falirem como foi o caso da TRANSURBANA em 2004 e a Rodoviária Santa Rita abrisse mão da linha "TIBIRI - PLANALTO" em 2007 por falta de passageiros ficando inviavel para a empresa e outras que ainda resistem enfrentam dificuldades financeiras com o sucateamento de suas frotas em quase sua totalidade resultado atrasos constates,quebradeiras e muitas reclamações.
Vejam a soluções para a mobilidade urbana no perimetro urbano da cidade de Santa Rita,Veja Logo abaixo as sugestões para melhorar o transito e o transporte publico urbano e rural.
1º-Para
começar seria a criação da
SUPERINTENDÊNCIA
EXERCUTIVA DE TRANSITO E MOBILIDADE URBANA
-
SETRANSMOB-
Que
seria vinculada a secretaria de infra estrutura e transportes de Santa Rita.
OBS:Nos moldes da SEMOB de JP
2º
Criação de vias paralelas para desafogar o transito do centro de Santa Rita da
Avenida Flavio Ribeiro Coutinho e das Ruas Siqueira Campos ,Juarez Távora e São
João.
3º
Criação de Binários por exemplo:
Binário do Castanheiro –Consiste em uma construção de uma ponte sobre o Rio Preto partindo da
comunidade do Castanheiro em Várzea nova em direção ao centro de Santa Rita
saindo por trás da fabrica da Cincera.
Binário do Tibiri Fabrica – Consiste em asfaltar a via paralela a Rua
Santos Dumont fazendo que os veículos que vem em direção ao centro transitem em
mão única,e a Rua D.Pedro I no sentido Bairro .
Anel Viário do Heitel Santiago –Consiste em asfaltar a
Rua Snr. Rosa de Queiroz e Rua Luis Alves Bezerra fazendo que os veículos
transitem em mão única sentido (Final Do Heitel)saindo pela Rua Heitor Santiago
Pegando a Av. Anmeres Guedes Santiago(Principal Do Heitel) seguindo no sentido
TIBIRI.
Binario do Tibiri II - Consiste em construir uma via de acesso
paralela começando por trás do Carrefour em mão única em terminando na entrada
do Conj. Marcos Moura deixando a Av.Ind Arnobio Maroja até a praça dos chafariz no sentido Santa
Rita/ João Pessoa podendo utilizar a Rua Vidal de Negreiros para que vem da
Av.Guarabira saindo ao lado da Fabrica da Movelar já as margens da Br 230.
4º
A Criação do Sistema de bilhetegem eletrônica o INTEGRA
SANTA RITA
Esse
sistema já e adotado na grande JP pelas empresas de ônibus e utilizado no
sistema de transporte coletivo em João Pessoa e Campina Grande.
Isso
seria de suma importância a adoção desse sistema já que a população que ainda
usa o pré histórico VALE-TRANSPORTE para se deslocar.
5º
Uma criação do SIT –
SISTEMA DE INTEGRAÇÃO TRANSRADIAL - que
seria parecido com a de Recife mas que a diferencial que esse sistema se estenderia
também para a zona rural que seria dividido
em 4 sistemas de integração ou seja Urbano,Rural,Inter terminal e Intermunicipal.Veja
abaixo:
201 – Marcos Moura / Via Várzea Nova
202
– Heitel / Via Várzea Nova
203
– Boa Vista
101
– Marcos Moura / Via Texeirão
102
– Tibiri / Via Texeirão
103
– Heitel / Via Texeirão
104
- Plano de Vida
402
-- Tibiri – Planalto
403
-- Marcos Moura / Via Planalto
404
– J.Paulo XII
405
– J.Planalto/A.dos Eucaliptos
301 – Livramento
302
– Forte Velho
303
– Lerolândia
304
– Bebelândia
400
– Odilândia
401--
Odilândia / Via Planalto
001
– Usina São João
002
-- Usina Santana
003
-- Cicerolândia
004
-- Cicerolândia
/ Faz. Mamuaba
005
-- São Gonçalo (Patrocínio)
006 -- Forte Velho / Sto. Estivas do Geraldo
007 -- Destilaria Miriri
008 -- Água Mineral / Sítio Novo
009 – Japungu
SIT - INTER CIRCULAR
FOTO:MARCOS FILHO
3100 – Radial “Forte Velho / Odilandia”
4200
– Circular “Sentido Ida Bairro Popular – Volta Várzea Nova”
2400
– Circular “Sentido Ida Várzea Nova – Volta Bairro Popular”
1400
– Circular “ Sentido Ida Texeirão – Volta Bairro Popular”
4100
– Circular “Sentido Ida Bairro Popular – Volta Texeirão
Todas a linhas que operam da cidade de Santa Rita para João Pessoa ou
adjacentes podendo fazer integração com o sistema.
Veja os
tipos de Sistemas de integração:
Obs :Nº 1 Pelo espaço geográfico do centro de Santa
Rita e adjacentes fica impossível utilizar os BRT,S Biarticulados para fazer o
seu trajeto em alguns pontos por terem ruas extremamente estreitas só sendo
possível utilizar os BRT, Articulados ou
ônibus convencionais no sistema.
SIT – INTER
URBANO
SIT – INTER RURAL
SIT – INTER CIRCULAR
SIT – METROPOLITANO
Corredores Principais
CORREDOR 0 – Transporte
Rural - Usinas – Compreende as linhas que não
trafegam em um corredor especifico geralmente essas linhas fazem a integração
com o sistema “SIT” para se deslocar para o centro de Santa Rita.
CORREDOR 1 – Texeirão /
Fórum – Compreende todas as linhas que transitam pela principal do
fórum.
CORREDOR 2 – Rua da Alegria
/ Várzea Nova- Compreende todas as linhas que transitam pela rua da
alegria localizado no bairro de Várzea Nova.
CORREDOR 3 – Br 101 –Compreende
todas as linhas que transitam pela BR-101.
CORREDOR 4 – Br 230 – Compreende
todas as linhas que transitam pela BR – 230.
Sobre os a localizações dos terminais de integração eles ficariam localizados em 3 pontos estrategicos da cidade de santa rita afim de facilitar a integração tanto para quem mora na zona rural quando dos usuarios de transporte coletivo urbano,vejam abaixo em quais localidades.
1-Terminal Centro - Atual Rodoviária
2-Terminal Sul - Plano de Vida "Etapa III"/Tibiri II
3 - Terminal Norte - Bebelandia
Principais Vantagens
Com o sistema SIT a população teria uma qualidade no transporte público bastante significativo tanto na zona urbana quando na zona rural.
Esse Sistema seria bastante semelhante ao SEI de Recife um sistema que deu bastante certo por lá e com certerza daria bastante certo por aqui.
Veja a Materia do Portal Ônibus Paraibanos falando sobre o Sistema SEI e compare..
LINK:http://www.onibusparaibanos.com/2012/11/joao-pessoa-e-recife-cidades-tao_11.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário