Concorrência essa que determinou o fim da produção dos monoblocos em 1996, fechando com a série O-400.
FOTOS:RAFAEL NUNES PEREIRA / THIAGO ALEX / TEO FILHO / RAFAEL DA SILVA XARÃO / THIAGO CRESPO / VITOR RODRIGUES DIAS / GILBERTO MARTINS / MERCEDES BENS DO BRASIL
FONTE:BLOG ÔNIBUS BRASIL
Para sanar algumas dúvidas a respeito de catalogar os carros da série O-370 e O-371 da Mercedes-Benz indicaremos o que diferencia um do outro.
Vamos começar pela série de urbanos. Temos catalogados os seguintes modelos: O-371U, O-371UL, O-371UP , O-400UP e o raro O-400UPA.
O O-371U possui suspensão com feixe de molas, pneus mais convencionais como nos urbanos básicos. Normalmente possuem duas portas:
O O-371UL conta com suspensão de feixe ou suspensão a ar total, rodas maiores como na versão UP e lançado somente com os faróis redondos. Podiam vir com duas ou três portas, sendo a primeira porta um pouco maior que do O-371U:
O-371UL com faróis redondos. Primeira porta maior que a do O-371U e ausência do eixo de tração com cubos maiores da versão UP |
O-371UL modificado com uma porta e com faróis quadrados não originais dessa série, mas é possível ver o rebaixamento do mesmo por conta da suspensão a ar. |
O O-371UP (Urbano Padron) conta com suspensão a ar total, duas ou três portas e eixo especial com cubo de baixo atrito, assim como o O-400UP que é possível diferenciar pela frente conter os faróis redondos e o O-371UP conter os faróis quadrados:
O-371UP com faróis quadrados e cubos do eixo traseiro diferenciados sendo maiores, sempre. |
O-400UP com faróis redondos e cubos do eixo traseiro diferenciados sendo maiores, sempre. |
O-371UP transformado em ônibus intercity. Suspensão a ar e eixo traseiro com cubos grandes. |
Já o O-400UPA foi um protótipo de modelo articulado que tem as características do O-400UP. Não entrou em produção por conta do fim dos monoblocos em 1996:
O-400UPA semelhante ao UP, mas articulado. |
Exceções
Podemos encontrar alguns modelos transformados variando desde de motor-home até a montagem de mais um andar no teto. Membro, para identificar cada modelo em caso de dúvide consulte o sistema de placas, lá o modelo é corretamente informado.
Na Postagem da Semana que Vem você verá a parte 2,falando sobre as diferenças entre os Monoblocos Rodoviários.
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