FOTO:YGOR NASCIMENTO / PEDRO VINICIUS / JOSENILTON CAVALCANTE DA CRUZ / MIGUEL ANGELO / ANDRE LUIS RODRIGUES DA SILVA E GUSTAVO ESTEVES SAURINE
FONTE:RIO ÔNIBUS
Alguns fatos recentes de nossa História merecem destaque:
1996 – Através do Prêmio Melhores Rodoviários da Cidade do RJ, iniciaram-se as diversas campanhas, promoções e premiações que visam estimular e motivar os funcionários do sindicato e das empresas de transportes
1999 - Inicio da reestruturação do sindicato, com a consequente profissionalização de suas atividades, sob o comando de um Presidente Executivo, com a chegada de Lélis Teixeira. Criação do Projeto Rio Ônibus Criança.
2000 – Através da criação de uma nova marca, o Rio Ônibus conquista um novo posicionamento no mercado, estabelecendo uma nova cultura empresarial, e uma nova visão, que se destaca pelo foco no cliente.
2001 – Um ousado Projeto de Marketing – voltado para a Comunicação através de Jornais e Rádio – introduz uma comunicação voltada para os formadores de opinião e clientes. É quando o Rio Ônibus começa a mostrar para o público externo o setor de transportes, as ações de melhoria e os estudos de pesquisas de opinião. São feitos filmes para TV com o objetivo de divulgar as ações empreendidas para a melhoria do setor.
2002 - Criação do 0800 como um canal de relacionamento com o cliente (um único canal congregando as 47 empresas de ônibus). Uma mudança de cultura leva à busca de aproximação do cliente com a empresa. As empresas passam a ouvir os clientes e a partir das críticas e sugestões é sensível a melhoria da prestação dos seus serviços. Em 2008, o projeto se estendeu para todo o estado.
2003 – Um passo para o futuro foi a implementação da bilhetagem eletrônica. Além da instalação dos equipamentos e cadastramento das gratuidades, houve várias campanhas de esclarecimento à população
2004 – Chegou o VT eletrônico, e com ele as integrações ônibus-metrô
2005 – O sucesso da integração com o metrô possibilitou a implantação da integração ônibus-trem e ônibus-barcas
2006 – Foi criado o Projeto Piloto do Programa Motorista Cidadão – Prof. Vicente Ferreira. A partir de 2008 o projeto se estendeu para todo o estado. É dessa época também a implantação de ônibus com elevador hidráulico, e a introdução, na frota, dos ônibus com ar condicionado de 2 portas – logo chamados de “fresquinhos”
2008 – O Rio de Janeiro comemora 100 anos de ônibus. Diversas campanhas institucionais foram promovidas pelo Rio Ônibus, em parceria com a Fetranspor e demais sindicatos do setor, inclusive com a publicação de um belo livro ilustrado
2009 - Inicio das novas tecnologias embarcadas: GPS e Câmeras – que deram mais segurança nas viagens em coletivos
2010 – Criação dos 4 Consórcios que passaram a englobar as empresas de acordo com a região da cidade onde iriam operar. Uma nova visão da cidade, uma reorganização das linhas com destaque para a integração entre os bairros e entre os modais de transportes
2011 – Criação dos Corredores BRS – para organizar e agilizar o trânsito de coletivos na cidade. Entram em operação novas tecnologias de combustível e os ônibus low entry ,de entrada e saída mais baixa, para facilitar embarque e desembarque. Criação do BUC – Bilhete Único Carioca – economia na utilização de dois ônibus pelo preço da tarifa modal, promovendo mais acessibilidade ao transporte por ônibus. Participação ativa do Rio Ônibus na organização e execução de mobilidade para grandes eventos na Cidade.
Uma cidade em transformação
Sede de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e outros acontecimentos importantes, como a conferência Rio + 20, já em 2012, o Rio de Janeiro se tornou a vitrine internacional do Brasil. Para atender às demandas geradas pelos eventos e pelo crescimento econômico do estado e do município, uma série de obras e projetos estão sendo realizados para a melhoria dos transportes coletivos e do trânsito na cidade. O Rio Ônibus, aliado à Fetranspor e as principais entidades de transporte do estado, tem dado grande contribuição ao poder público para o planejamento e execussão destes projetos que estão mudando a cara da cidade. Veja abaixo detalhes dos dois mais importantes projetos em andamento na área de transporte, o BRS e os BRTs.
A Cidade do Rio é dividida em regiões e empresas de ônibus são agrupadas em consórcios para operar o sistema de transportes. Entenda como é o novo modelo de transportes visando a melhoria do transporte público por ônibus.
Veja abaixo quais:
Consócio Santa Cruz:
Empresas:
Algarve,Bangu,Campo Grande,Pégaso,Andorinha,Barra,Jabour e Rio Rotas
Consócio Internorte:
Empresas:
Acari,Bangu,City Rio,Estrela Azul,Ideal,Madureira Candelária,Novacap,Pavunense,Premium,Top Rio – Via Rio Class,Verdun,América,Caprichosa,Estrela,Gire,Lourdes,Matias,Paranapuan,Penha Rio,Rubanil,Três Amigos e Vila Real
Consócio Intersul:
Empresas:
Alpha,Estrela Azul,Graças,Real,Tijuca,Transurb,Braso Lisboa,Gire,Premium,São Silvestre,Translitorânea e Vila Isabel.
Consócio Transcarioca:
Empresas:
Acari,Caprichosa,Estrela,Jabour,Normandy,Pégaso,Real,Santa Maria,Translitorânea,Três Amigos,Barra,City Rio,Futuro,Litoral Rio,Novacap,Premium,Redentor,Tijuca e Transurb
Recuperação e Manutenção, mais uma missão do Rio Ônibus
Desde setembro de 2006, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro passou para o Rio Ônibus a responsabilidade de administrar a operação, a manutenção e as melhorias físico-operacionais de 27 Terminais Rodoviários Municipais.
Os Terminais são espaços de circulação livre de usuários do transporte coletivo, onde ficam os pontos finais de várias linhas. Além de possibilitar uma rápida baldeação de uma linha para outra, facilitando o acesso a qualquer bairro da cidade, os Terminais oferecem pequenos comércios – bancas de jornais, farmácias, lanchonetes etc. Também são espaços de cidadania, onde são pedidas as gratuidades e vendidos os cartões e recargas do RioCard.
O Rio Ônibus sempre considerou que os terminais são uma extensão, um complemento, dos seus serviços à população. Com as reformas já executadas, e as que estão em andamento, orgulha-se de poder oferecer conforto e segurança para os passageiros em todos os momentos do serviço de transporte, e não apenas a bordo.
Quer saber mais sobre a Rio Ônibus acesse o link logo abaixo:
Site:http://www.rioonibus.com/institucional/
Nenhum comentário:
Postar um comentário