A Marcopolo conta com 13.600 colaboradores, em 10 fábricas espalhadas pelo mundo. Na linha de produção, são produzidos 80 ônibus por dia.
FOTO:Divulgação
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcopolo
História
Em 6 de agosto de 1949, os irmãos Nicola - Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz - abriram as portas da Nicola & Cia, uma pequena oficina de chapeação e pintura de cabines de caminhões. Ainda em 1949, a pequena empresa produziu seu primeiro ônibus. A carroceria era feita de madeira, sobre uma estrutura de alumínio, e levou três meses para ficar pronta, já que foi toda montada de forma manual. O veículo deu origem a uma série, produzida a pedido da Transporte Pérola. Em 1952, foi produzida a primeira carroceria metálica e, em seguida, os primeiros chassis fabricados no Brasil.
Poucos anos depois, o pavilhão de dois andares e 290 m2 já não suportava mais o aumento da demanda de produção. Na primeira década de vida, foram produzidos cerca de 600 unidades. Em 1957, os irmãos Nicola começaram a erguer a segunda sede, com 3.100 m2, no recém loteado bairro Planalto. O terreno foi cedido pelo dono da área com o objetivo de incentivar a ocupação do local. Próximo do fim da construção, o capital de giro da empresa acabou. Para não paralisar a linha de produção, a Nicola & Cia abriu o capital, vendendo as suas ações e formando uma sociedade anônima.
A década de 1960 seria muito importante para a empresa. Logo no início, iniciaram as exportações para o Uruguai. Em 1968, a Nicola S.A. apresentou o primeiro ônibus monobloco do país, montado sobre a plataforma do Mercedes Benz O.326. O possante ônibus - o motor possuia 200 HP - marcaria para sempre a história da fábrica. Nas versões rodoviário, rodoviário com toalete e carro leito, o ônibus foi batizado de Marcopolo, em homenagem ao famoso viajante veneziano. O sucesso foi tão grande que o nome virou razão social da companhia. Em 1969, a empresa adquiriu a Carrocerias Eliziário, de Porto Alegre.
Em 1971, passou a denominar-se Marcopolo S.A. Carrocerias e Ônibus. Em 1992, mudou sua denominação para Marcopolo S.A..
Os anos 70 foram de forte crescimento para a Marcopolo. Com a crise do petróleo, o governo fez apelo para que as pessoas usassem mais ônibus. A forte demanda turbinou a empresa. Os novos ônibus vieram com novidades, como o motor dianteiro, o teto reto, as janelas maiores (linha Veneza), além do micro-ônibus e do chassi tubular. Veio também a necessidade de ampliação da fábrica. Em 20 de fevereiro de 1981, foi inaugurada a atual unidade fabril, construída em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul, em uma área de 223.832 m2.
Fabricação
Segundo a Fundação Dom Cabral, a Marcopolo é a 12ª empresa mais internacionalizada do Brasil.8 Possui unidades fabris na América do Sul, América do Norte e Ásia
Fábricas na América do Sul
Argentina
Metalpar Argentina S.A., Loma Hermosa
Brasil
Ciferal, Xerém/Rio de Janeiro
Carrocerias Fabricadas: Viale e Torino
Marcopolo, Unidade Ana Rech, Caxias do Sul/RS
Carrocerias fabricadas: Todas (Exceto Torino e Ideale 770 motor traseiro)
Marcopolo, Unidade Planalto, Caxias do Sul/RS
Carrocerias fabricadas: Linha Senior (Versões Urbano e Rodoviário)
Marcopolo, Unidade São José dos Pinhais.(Paraná)
Colômbia
Superpolo S.A, Cota-Cundinamarca
Fábricas na América do Norte
México
Polomex S.A., Monterrey
Fábricas no Sudeste Asiático e Oriente Médio
África do Sul
Marcopolo South Africa, Johannesburgo
China
Auto Components Co., Ltd., Jiangyin
Egito
GB Polo, Suez
Índia
Tata Marcopolo Motors (Dharwad), Dharwad
Tata Marcopolo Motors (Lucknow), Lucknow
Linha de produtos
A linha da Marcopolo, que atua no mercado com marcas próprias como Marcopolo e Ciferal, além da marca Volare, em parceria com a Agrale, com a qual atua na produção de ônibus de pequeno porte, está atualmente na sétima geração.
Rodoviários em fabricação
Andare Class 850 (2002-atualmente)
Andare Class 1000 (2002-atualmente)
MP-120 (2000-atualmente)
Multego (2001-atualmente)
Paradiso G7 1050 (2009-atualmente)
Paradiso G7 1200 (2009-atualmente)
Paradiso G7 1200 HD (2010 - atualmente)
Paradiso G7 1350 (2012-atualmente)
Paradiso G7 1600 LD (2011-atualmente)
Paradiso G7 1800 DD (2011-atualmente)
Paradiso Turis (2001-atualmente)
Turisclass (2008-atualmente)
Viaggio 370 (2009-atualmente)
Viaggio G7 900 (2009-atualmente)
Viaggio G7 1050 (2009-atualmente)
Viaggio III 350 (2005-atualmente)
Intermunicipais
Marcopolo Andare Class, operado pelo canal venezuelano Venezolana de Televisión ao pé do Parque Nacional Henri Pittier, em Maracay, Venezuela.
Andare Class (2000-atualmente)
Audace (2012-atualmente)
Ideale 600 (2006-atualmente)
Ideale 770 (2006-atualmente)
Ideale 770 MT (2006-atualmente)
Urbanos
Marcopolo Torino 2007 da Viação Real, na Praça do Expedicionário (Terminal Central), São José dos Campos.
Viale (1998-atualmente)
MCV (2008-atualmente)
Starbus (2008-atualmente)
Torino 2007 (2007-atualmente)
Viale BRS (2011-atualmente)
Viale BRT (2011-atualmente)
Viale DD Sunny (2004-atualmente)
Midis e micros
Real (2008-atualmente)
Senior 2005 (2005-atualmente)
Senior Midi (2006-atualmente)
Modelos Antigos
Micros antigos
Fratello (1991)
Fratello XL (2004)
Invel (1985)
Junior (1972)
Listo (2001)
Senior 1983 (1983-1989)
Senior 1989 (1989-1995)
Senior 2000 (2000-2005)
Senior GV (1995-2000)
Temple (2001)
Vicino (2001)
Vicino Escolarbus (2001)
Volare A5 (1998)
Volare A6 (1999)
Volare A8 (2000)
Urbanos antigos
Marcopolo Torino GV, com motor elétrico, circulando no Sistema de Trólebus Municipal da Cidade de São Paulo-SP, Brasil, em 2006.
San Remo (1978-1983)
Torino 1983 (1983-1989)
Torino 1989 (1989-1994)
Torino 1999 (1999-2007)
Torino GV (1994-1999)
Veneza (1971-1976)
Veneza II (1976-1981)
Gran Viale (2004-2012)
Intermunicipais antigos
Allegro 1989 (1989-1995)
Allegro 1999 (1999-2007)
Allegro GV (1995-1999)
Andare (1998-2000)
Nicola Intermunicipal (1954-1963)
San Remo Intermunicipal (1979-1983)
Torino 1983 Intermunicipal (1983-1989)
Torino 1989 Intermunicipal (1989-1995)
Rodoviários antigos
Choupal II (1991)
I (1968-1972)
II (1971-1975)
III (1974-1983)
III SE (1974-1983)
Nicola Bertioga (1949-1950)
Nicola Magirus (1949-1950)
Paradiso G4 1150 (1987-1992)
Paradiso G4 1400 (1983-1992)
Paradiso G6 1200 (2000-2011)
Paradiso G6 1200 HD (2000-2011)
Paradiso G6 1350 (2001-2011)
Paradiso G6 1550 LD (2000-2011)
Paradiso G6 1800 DD (2000-2011)
Paradiso GV 1150 (1992-2000)
Paradiso GV 1150 HD (1992-2000)
Paradiso GV 1450 (1992-2000)
Paradiso GV 1450 LD (1994-2000)
Paradiso GV 1800 DD (1995-2000)
Paradiso HD (1999-2000)
Viaggio G4 800 (1983-1992)
Viaggio G4 950 (1983-1992)
Viaggio G4 1100 (1983-1992)
Viaggio G4 Strada (1983-1992)
Viaggio G6 1050 (2000-2011)
Viaggio GV 700 (1992-2000)
Viaggio GV 850 (1992-2000)
Viaggio GV 1000 (1992-2000)
Viaggio GV 1150 (1992-2000)
Esportes
A empresa Marcopolo patrocina 2 clubes da cidade de Caxias do Sul quem são conhecidos muito conhecidos no Rio Grande do Sul.
SITE:http://www.marcopolo.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário