sexta-feira, 10 de maio de 2013

SERÁ MESMO:Dnit anuncia R$ 21,5 bilhões para construção e manutenção de rodovias federais

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) anunciou que vai realizar, até fevereiro de 2014, licitações de R$ 21 bilhões para a construção de novas estradas e manutenção das atuais em todo o país.

FOTO:DIVULGAÇÃO
FONTE:SECCO CONSULTORIA



A apresentação foi feita a empresários do setor de construção porque o setor está preocupado com os baixos gastos de setor de obras rodoviárias do governo desde 2011.

Presente ao evento, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) prometeu um recorde de execução de gastos neste ano.

Segundo o Dnit, serão licitados R$ 19,4 bilhões em projetos para a construção de 70 novas estradas ou duplicações de trechos já existentes, em um total de 3,8 mil quilômetros.

Um dos destaques é a complementações da BR-163/MT, conhecida como a rodovia da soja. Ela é considerada a rodovia mais importante para a produção agrícola da região Centro-Oeste porque possibilita o escoamento dos produtos pela região Norte do país.

Outras obras de destaque são o Arco Metropolitano de Recife (PE), que terá 77 quilômetros e será licitado em novembro, a Ponte do Rio Guaíba (RS) na BR-290, com previsão para setembro, e a complementação do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, prevista para este mês.

Os Estados que mais terão novas estradas são Bahia (nove), Pará (oito) e Rio Grande do Sul (sete). Além dessas novas rodovias, o órgão ainda pretende licitar a conservação e manutenção de 5,7 mil quilômetros de estradas, em um total de mais R$ 2,1 bilhões.

A meta do Dnit é cumprir uma determinação do novo ministro dos Transportes, Cesar Borges, para que até o fim do ano nenhum dos 55 mil quilômetros de estrada federais pavimentadas esteja sem contrato de manutenção.

Até abril do ano passado, 17% dessas estradas estavam sem qualquer contrato de conservação. O número hoje é de 11%.

De acordo com diretor-executivo do Dnit, Tarcisio Freitas, a intenção é também melhorar a qualidade da conservação. Hoje, 22% da malha tem contrato de conservação simples. A ideia é baixar para 16% ao fim do ano.

As metas foram apresentadas aos empresários de vários setores da construção civil no auditório do órgão ontem, terça-feira (7).





                                             Essa e a situação atual das estradas Brasileiras

Interesse

As empresas ainda estão reticentes em relação ao Dnit.

Entre agosto de 2012 e abril de 2013, o Departamento licitou 34 das 44 obras previstas.

Algumas não tiveram interessados por problemas na forma de licitação e nos custos máximos aceitos pelo departamento, segundo as empresas, e isso colaborou para que os gastos do Dnit fossem de R$ 10,2 bilhões no ano passado, valor inferior aos registrados em 2010 e 2011.

Segundo Freitas, as dez obras não licitadas no período foram substituídas por outras e o órgão acabou concluindo 51 concorrências, número maior que o previsto.

Para este ano, a previsão é gastar R$ 13,5 bilhões.

Fonte : Folha de S. Paulo/Dimmi Amora

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