sábado, 18 de maio de 2013

Serie Chassis de Ônibus:MERCEDES BENS - Parte 1 "Urbanos"

Na Postagem de hoje conheceremos um dos melhores chassis de Ônibus do mercedo estamos falando do chassi Mecedes Bens,confiram nessa postagem o chassi da versão urbana que hoje estão muito presentes pelas cidades brasileiras.

Nas Proximas postagens abordaremos também o chassi " Versão Micro-ônibus e o Rodoviário"

 
FOTO:Fabricio Gomes / Ônibus Brasil



Resumo

Ao produzir chassis para ônibus urbanos, a Mercedes-Benz tem o compromisso de assegurar máxima rentabilidade para o frotista, com toda a segurança e muito conforto para o passageiro. Para isso, a empresa trabalha dentro de exigentes padrões de qualidade e emprega moderna tecnologia. O resultado são veículos econômicos, capazes de resistir às mais duras condições impostas pelo tráfego intenso das grandes cidades.

Para atender à norma Proconve P7, toda a linha de ônibus da Mercedes-Benz recebeu, a partir de janeiro de 2012, a exclusiva e consagrada tecnologia BlueTec, que além de reduzir os níveis de emissão de poluentes, ainda oferecem economia de combustível, maior durabilidade do motor, entre outros benefícios.


Economia

Com sete anos de experiência no mercado brasileiro, o motor eletrônico é mais eficiente

Todos os modelos Urbanos são equipados com motores eletrônicos, que receberam a tecnologia BlueTec, que garante mais economia, eficiência e durabilidade ao motor. Com quatorze anos de experiência no mercado brasileiro, o motor eletrônico Mercedes-Benz tem comprovado sistematicamente sua eficiência, qualidade e confiabilidade. O controle da injeção de combustível baseia-se em um monitoramente inteligente, que propicia melhor combustão, resultando em maior potência, maior torque, menor consumo de combustível, emissões mais limpas e maior durabilidade. Além disso, essa motorização já atende à legislação de emissões Proconve P7, equivalente à norma EURO 5

Conforto

Garantia de excelentes níveis de conforto e estabilidade.

Os chassis Urbanos Mercedes-Benz vêm equipados com pedal do acelerador eletrônico. Neste caso, o pedal transforma movimento em impulsos elétricos. Este sistema propicia um acionamento mais suave, facilitando o trabalho dos motoristas.

O condutor conta também com muita comodidade nas manobras, graças ao sistema de direção hidráulica de última geração que reduz esforços ao volante. Além disso, os chassis O 500 UA e MA têm o menor círculo de viragem do mercado (22 metros), o que também facilita sensivelmente a dirigibilidade. Estes fatores são muito importantes num veículo longo como o articulado, principalmente nas manobras dentro da garagem.

Oferecemos na nossa linha de veículos urbanos com suspensão metálica e integral pura (pneumática)

Graças à suspensão pneumática integral, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de conforto e estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.

Os chassis O 500 M* e O 500 U/UA oferecem o sistema eletro-pneumático ECAS, de controle da suspensão. Entre as funções do sistema destacam-se a elevação da carroçaria, para vencer obstáculos e desníveis acentuados; o sistema de inclinação lateral (kneeling), que permite baixar lateralmente o veículo para facilitar a entrada e saída dos passageiros.

Está disponível uma coluna de direção regulável* para os modelos O 500, que permite ajuste de altura e de inclinação do volante. Isso possibilita adequação da posição do volante à estatura do motorista, conferindo melhor condução, com menos stress e maior segurança.

*Opcional

Segurança

Tecnologia Mercedes-Benz usada em todos os detalhes para a segurança.

O conjunto de válvulas pneumáticas dos modelos urbanos fica concentrado em uma central APU, ocupando menos espaço. O secador de ar elimina umidade do sistema de freios assegurando melhor funcionamento do sistema.

Como opcional, o chassi pode ser equipado com a válvula Concept que ajuda a eliminar o óleo do sistema pneumático.
Top Brake

Os modelos Urbanos Mercedes-Benz são equipados com o freio motor auxiliar Top Brake conjugado com o sistema de freio motor convencional. Este sistema de freio proporciona muitas vantagens, como maior potência de frenagem, maior velocidade em declives, maior segurança, menos troca de marchas, menor custo de manutenção, ganho de vida útil dos componentes dos freios e dos pneus e economia de combustível.

Retardador de Velocidade

Todos os modelos podem ser equipados com o retardador de velocidades*, item de segurança que proporciona também redução nos custos operacionais graças ao menor desgaste do sistema de freios e de pneus. Ele pode ser integrado a caixa automática ou um item separado.

ABS

O sistema antibloqueio de freios* (ABS) oferece maior segurança, pois o veículo se mantém estável e em condições de dirigibilidade em situações críticas. Em casos de freadas bruscas, mesmo sobre superfícies lisas como em ruas de paralelepípedos, o sistema ABS evita que o veículo derrape.

Freio a Disco

Os chassis O 500 U e UA vem equipados com freios a disco de série, proporcionando maior segurança graças a maior eficiência de frenagem e maior resistência térmica. A prolongada vida útil das pastilhas de freio e a facilidade de troca dos componentes, garantem uma redução dos custos de manutenção.
Articulação Mecânica

Os chassis Mercedes-Benz O 500 UA e O 500 MA são equipados com o mais novo sistema de articulação mecânica da marca Hübner, mesmo componente, aliás, utilizado há anos, com eficiência e confiabilidade, em ônibus da marca produzidos na Alemanha. Este sistema de articulação, que mantém o veículo estável em curvas e retas, não utiliza eletrônica embarcada e conta com um sistema de proteção angular que evita o efeito "L", aumentando ainda mais a segurança dos passageiros.

Motor na traseira garante maior estabilidade e segurança

Os novos chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus articulados contam com motor na traseira. Este conceito traz grandes vantagens para a segurança do veículo, para os passageiros e o motorista e também para as equipes de oficina. O motor traseiro "empurra" o veículo, o que garante melhor estabilidade e rápido retorno à situação de dirigibilidade, oferecendo mais conforto para o motorista, maior segurança e menor desgaste de pneus.

* Opcional

Vejam logo abaixo os chassis que a mercedes dispoe para o mercado.


OH-1519



OF-1219




OF-1519R




OF-1519




OF-1721


OF-1724





O500 M




O500 MA



O500 MDA





 O500 U





O500 UA





O500 UDA





Em breve estarão disponíveis para download os dados técnicos dos modelos: OH1519, OH1621L.

FONTE:www.mercedes-benz.com.br

Na Proxima postagem na Parte 2 você irá conferir a versão de chassi (micro-ônibus) não percam....




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