FOTO:THIAGO SILVA / ÔNIBUS BRASIL
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Busscar
História
Em 17 de setembro de 1946, os descendentes de suecos Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson abriram uma marcenaria em Joinville. Faziam móveis, esquadrias, balcões de madeira. Um ano depois, a Nielson & Irmão reformava a primeira carroceria de ônibus. Pouco depois, em 1949, eles montaram uma jardineira com estrutura totalmente de madeira, sobre um chassi Chevrolet Gigante. Era a semente de um negócio que em poucas décadas se transformaria em um importante fabricantes de ônibus no mercado mundial.
Com a entrada de Harold Nielson (filho mais velho de Augusto) em 1956, a empresa tomou novos rumos e se destacou no mercado, notadamente com os modelos Diplomata, em 1961, Urbanuss em 1987 e o Panorâmico DD em 1998. Em 2007 foi lançado o modelo Elegance e em 2010-2012 a nova geração do Panorâmico DD, com poucas unidades comercializadas.
No dia 27 de setembro de 2012 foi decretada a falência da empresa.
Nova marca
Em 1990 a então Carrocerias Nielson lança uma nova família de rodoviários e muda seu nome para BUSSCAR ÔNIBUS, marca que viria a ser conhecida no mercado doméstico e internacional.
Em 1999 ingressa no mercado de micro-ônibus com os modelos Micruss e Urbanuss Pluss.
Em 2001 é apresentada a nova família de rodoviários VisstaBuss e Jumbuss. O Urbanuss Pluss Tour vem em 2002, e em 2003 chega o primeiro Midi Ônibus com motor traseiro no Brasil chamado Miduss.
A Busscar Ônibus S.A. sempre desenvoloveu tecnologia própria na concepção e fabricação de carrocerias. Empresas coligadas da Busscar atuavam no ramo da industria automotiva. A Tecnofibras no setor de plásticos, e a Climabuss, especializada em climatização para ônibus, iniciou suas atividades em 2002.
Crise
Após 2002 a fabricante passou por duas crises, a última em 2008, a partir da qual atrasou salários, o que paralisou sua produção. Apenas alguns carros foram montados sob encomenda, quando trabalhadores eram chamados para executar serviços temporários. Os funcionários depois ficaram sabendo que a crise era muito maior, já que a empresa não depositava o FGTS e o INSS dos trabalhadores.[3]
Falência
Em 27 de Setembro de 2012, a Justiça decretou a falência da Busscar Ônibus S/A e de 8 empresas do Grupo Busscar.
Modelos Fabricados
Urbanos
Nielson Urbanus (1987-1990)
Urbanus (1990-1994)
Urbanus II (1994-1999)
Urbanuss (1998-2008)
Urbanuss II(2010-2012)
Urbanuss Pluss (1999-2008)
Urbanuss Pluss II (2009-2012)
Urbanuss Ecoss (2007-2008)
Urbanuss Ecoss II (2008-2012)
Micros e minis
Micruss(1999-2012)
Mini Micruss(2000-2012)
Microbuss(2001-2012)
Rodoviários
Nielson Diplomata (1961-1974)
Diplomata JO (1974-1977)
Diplomata 2.40 - 2.50 - Articulado - Pioneiro - Airbus - BR (1977-1981)
Diplomata 2.60-260 Super (1979-1984)
Diplomata Série 300 (1984-1990)
Diplomata 310-330-350-380
Série 1 (1990-1993)
El Buss 320-340-360
Jum Buss 340-360-380
Série 2 (1993-1996)
El Buss 320-340
Jum Buss 340-360-380
Série 2T - Vidros colados (1994-1996)
Jum Buss 360T-380T
Série 3 (1995-1998)
El Buss 320-340-360*(*Montados em Scania F-113 6x2,para exportação e alguns para o Brasil)
Jum Buss 360-380-400 Panorâmico
Interbus
Série 4 (1998-2001)
El Buss 320-320 baby-340
Jum Buss 360-380-400 Panorâmico
Vissta Buss
Panorâmico DD
Interbus
Série 5 (2001-2007)
El Buss 320-340
Jum Buss 360-380-400
Vissta Buss LO-HI
Panorâmico DD
Interbuss
Miduss
Série 6 (2007-2010)
El Buss 320-340
Jum Buss 360-380-400
Vissta Buss HI-LO
Panorâmico DD
Panorâmico DD II
Elegance 360
Miduss
Série 7 (2010-2012-descontinuada)
El Buss 320FT
Elegance 340-360-380-400
Panorâmico DD
Nenhum comentário:
Postar um comentário